Cooperativa do PI movimenta R$ 2 milhões com venda de cajuína

A Cooperativa dos Cajucultores do Estado do Piauí, Cajuespi, encerrou 2014 movimentando mais de R$ 2 milhões com a venda de cajuína. A cooperativa possui 120 afiliados em todo o Piauí, distribuídos em 36 cidades. A informação foi divulgada pelo Sebrae. A Cajuespi firmou parceria com uma das maiores redes de supermercados do Piauí, e só em dezembro de 2014 vendeu 12 mil caixas do produto para o grupo. “E a tendência para este ano é aumentar ainda mais as vendas”, afirma o diretor da cooperativa, Lenildo Lima.

Valor agregado

Em maio do ano passado a cajuína piauiense foi registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. Em setembro, o produto recebeu o selo de Indicação de Procedência, uma das espécies da Indicação Geográfica, IG. O registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local de origem.

A bebida tipicamente piauiense é vendida não só nos mercados do Piauí e Ceará, mas também para outros Estados da federação como é o caso de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão.

 

Fonte:
cidadeverde.com