Mel de Ortigueira é nova indicação geográfica

O INPI conferiu no dia 1º de setembro o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), para “Ortigueira”, referente ao mel de abelha produzido nessa região do Paraná. A concessão reconhece que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arredores. O pedido foi feito pela Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apromel).

A cidade de Ortigueira se encontra a 247 km de Curitiba, capital paranaense, e é formada por 68 comunidades e cinco distritos: Lajeado Bonito, Natingui, Monjolinho, Barreiro e Bairro dos França.

Ao longo dos anos, os saberes relacionados à produção do mel em Ortigueira foram passados entre as gerações, sofrendo adaptações na cadeia produtiva, até se tornar um referencial no estado. Segundo relatório apresentado pela Apromel ao INPI, o município foi o maior produtor nacional de mel entre os anos de 2004 e 2006.

A região foi colonizada por imigrantes do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, visando o plantio de grãos em terras férteis. Apesar de iniciada anos antes, a apicultura no município se tornou atividade comercial entre as décadas de 1970 e 1980, liderada por membros de famílias tradicionais.

 

Fonte: INPI