Cachaça foi a única representante da região de Identificação Geográfica (IG) de Salinas a receber medalha e concorreu com mais de 200 das melhores marcas de cachaças de todo Brasil.
Com 28 anos de tradição e qualidade, a Cachaça Salinas tradicional acaba de ganhar o primeiro prêmio internacional: medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles – Spirits Selection 2014, uma das mais importantes competições internacionais de destilados. As degustações às cegas aconteceram de 06 a 08 de junho, em Florianópolis. A Cachaça Salinas foi a única representante da região de Identificação Geográfica (IG) de Salinas a ser premiada e concorreu com mais de 200 das melhores marcas de cachaça do país. “A conquista dessa medalha é o reconhecimento da excelência da Salinas com o seu produto mais vendido durante toda a sua história. Além, é claro, da valorização da cachaça no mundo”, conta Thiago Medrado, diretor comercial do Grupo Salinas. “Ficamos muito felizes em saber que nossa cachaça agradou tanto a brasileiros como estrangeiros, já que o júri era composto também por profissionais de muitas nacionalidades diferentes”, completa. As disputadas e prestigiadas medalhas são reconhecidas no mundo todo e orientam as escolhas do consumidor.
A Cachaça Salinas Tradicional – mais vendida na região de Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro de acordo com pesquisa Nielsen – éenvelhecida em tonéis de Bálsamo. Com coloração clara, tem sabor suave e amadeirado. O envelhecimento é de três anos com graduação alcoólica de 42% vol. “Uma cachaça verdadeira, fabricada com as melhores matérias-primas, envelhecida em uma madeira brasileira e que continua a ser referência de qualidade mesmo após a chegada de inúmeros rótulos concorrentes no mercado”, ressalta Medrado.
Muito mais que sabores e aromas tipicamente brasileiros, o hábito de degustar a Cachaça Salinas possibilita saborear uma dose de exclusividade. Fabricada de forma artesanal e destilada em alambiques de cobre com alto padrão de qualidade, essa cachaça é fabricada na região de Salinas, considerada a “Capital Mundial da Cachaça”. A qualidade na fabricação da cachaça resultou na Indicação Geográfica (IG) de procedência, garantindo a diferenciação da cachaça produzida na região de Salinas, o que confere reputação e excelência.
Com investimentos em novos produtos, estudos de mercado e consumidor, o Grupo Salinas, detentor da marca Cachaça Salinas, investe no desenvolvimento de novos produtos para atender as demandas e até mesmo superar as expectativas dos apreciadores da cachaça, valorizando o portfólio de produtos da empresa.
Portfólio
A marca SALINAS tem um mix diversificado de produtos, desde a Cachaça Salinas Tradicional, até as edições limitadas envelhecidas por muito tempo, como por exemplo, 10 ou 15 anos. A linha de produtos da SALINAS está disponível nas melhores lojas, empórios edelicatessens de todo país:
- Cachaça Salinas Lua Nova: envelhecida em tonéis de Umburana. Tem coloração dourada, com aroma característico e agradável e sabor adocicado. Envelhecimento de três anos com graduação alcoólica de 42% vol.
- Cachaça Salinas Mix: primeira cachaça pura multidestilada exclusiva para drinks. Em 2013 a inovadora Cachaça Salinas Mix se tornou referência para o mercado. Salinas Mix é a versão da Cachaça Salinas com sabor refrescante e estimulante exclusiva para o preparo de shots e coquetéis, por exemplo. É perfeita para ser misturada com frutas, energéticos, refrigerantes e outras inúmeras possibilidades de combinações. Salinas Mix é uma cachaça artesanal multidestilada em alambiques de cobre com graduação alcoólica de 40% vol.
Salinas Séries
Para os apreciadores, a Cachaça Salinas brinda os mais exigentes paladares com uma variedade de cachaças envelhecidas em madeiras distintas: a linha Salinas Séries.
- Cachaça Salinas Umburana: envelhecida em tonéis de Umburana. Tem coloração dourada, além de sabor e aroma suaves, leve toque adocicado com um toque de canela. Envelhecimento de dois anos e meio com graduação alcoólica de 42% vol.
- Cachaça Salinas Bálsamo: envelhecida em tonéis de Bálsamo. Mesmo envelhecimento da Salinas Tradicional, mas como sabor mais consistente da madeira, moderadamente encorpada. Envelhecimento de dois anos e meio com graduação alcoólica de 42% vol.
- Cachaça Salinas Cristalina: armazenada em dornas de aço inox, não envelhecida em tonéis de madeira. Tem sabor e aroma característicos da cana-de-açúcar. Armazenamento de um ano com graduação alcoólica de 40% vol.
- Cachaça Salinas Carvalho: envelhecida em tonéis de Carvalho. Madeira que é referência de qualidade entre destilados. Sabor aveludado e aroma marcante com um toque de baunilha. Envelhecimento de três anos com graduação alcoólica de 42% vol.
Premiações
A Cachaça Salinas é marcada por uma trajetória de sucesso e por premiações que conferem reconhecimento e destaque. Nos anos 80, a cidade de Sabará sediava o principal festival de cachaça de Minas Gerais, onde através de um concurso realizado pela AMPAQ – Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade – conhecedores e apreciadores selecionados elegiam, após o deguste das cachaças concorrentes às cegas. A Cachaça Salinas foi a vencedora nos anos 1987, 1988, 1989 e 1990. A partir daí foi considerada Hours Concours.
Em 2014 a Cachaça Salinas foi eleita pela 13a vez a cachaça mais lembrada pelos mineiros. Recebeu o XIX Prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – 2013/2014 pela expressividade e liderança no segmento de cachaça. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica. O título é baseado em um estudo com o principal objetivo de medir o grau de lembrança (recall espontâneo) das marcas de diversos segmentos de produtos existentes nos mercados. Dentre as marcas mais premiadas de Minas Gerais nos 18 anos de realização do Prêmio Top of Mind, a Cachaça Salinas já acumulou um total de 15 troféus.
Na edição do mês de março desse ano a revista SuperHiper, publicação da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – apresentou o ranking de marcas que se tornaram referência para os supermercadistas de todo o país. O resultado das cinco marcas mais vendidas em valor, na categoria Aguardente de Cana (Cachaça), na Área 2 que compreende a região de Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, auditadas pelo Instituto de Pesquisa Nielsen, apontou a Salinas como a cachaça artesanal mais vendida nesses mercados.
Grupo Salinas
A origem da Cachaça Salinas começou em 1986 quando o salinense Heleno Medrado, um empreendedor dotado de paixão e visão na fabricação de cachaças artesanais, trabalhava com a família em seu empório vendendo produtos típicos da roça em um tradicional bairro de Belo Horizonte, capital mineira. Após um assalto, sobraram apenas as garrafas de cachaça, que Medrado vendeu de bar em bar. O comerciante percebeu o grande potencial de mercado para a cachaça artesanal e resolveu desenvolver a sua própria cachaça utilizando da melhor matéria-prima disponível, a cana-de-açúcar cultivada na região de Salinas. A marca iniciou suas vendas com apenas uma embalagem, a garrafa âmbar de 600 ml.
Em 2009, acompanhando as tendências do mercado, a empresa investiu no desenvolvimento de novos produtos e lançou várias Cachaças Salinas envelhecidas em madeiras diferenciadas: a linha Salinas Séries.
Com 28 anos de tradição e qualidade no mercado, a SALINAS se tornou referência de excelência no segmento e hoje é conduzida pela segunda geração da família.